Autor retrata cotidiano com o seu cachorro no livro de tirinhas ‘Alfredo’ | aRede
PUBLICIDADE

Autor retrata cotidiano com o seu cachorro no livro de tirinhas ‘Alfredo’

O bulldog francês foi a inspiração de Alison Andrei para criar tirinhas cheias de humor e diversão, que acabaram se transformando em um livro

'Alfredo' convida os leitores a uma jornada pelo universo de um cão com personalidade própria, com um tanto de ironia, preguiça e travessura
'Alfredo' convida os leitores a uma jornada pelo universo de um cão com personalidade própria, com um tanto de ironia, preguiça e travessura -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Sesc Estação Saudade recebe, nesta sexta-feira (07), o lançamento do livro de tirinhas ‘Alfredo’, do autor e ilustrador Alison Andrei. O evento acontece a partir das 19h30 e promete um encontro especial com o criador do personagem, que surgiu a partir da convivência com seu próprio bulldog francês. No Viver Bem, conversamos com o autor para saber mais do livro e sobre o evento de lançamento.

Alison Andrei contou sobre o processo de criação do livro, que nasceu da observação do comportamento do cão, Alfredo. “A ideia do personagem e das tirinhas começou quando eu trouxe um bulldog para minha casa. Percebi que ele tinha uma personalidade diferente e comecei a registrar suas atitudes. Assim, escrevi as primeiras tirinhas e percebi que havia um grande potencial para o desenvolvimento do personagem”, revelou o autor.

O livro apresenta as aventuras cotidianas do Alfredo, retratadas com humor e leveza. Segundo Alison, a inspiração veio da quarentena, período em que teve mais tempo para observar os trejeitos do cachorro. “Ele fazia coisas muito engraçadas e diferentes dos outros cães que já tive, então as histórias caminharam para esse lado. Alfredo tem uma personalidade marcante nos quadrinhos e até opiniões fortes, com uma pitada de crítica social leve”, destacou.

Inicialmente, as tirinhas eram publicadas nas redes sociais, mas a ideia de um livro impresso surgiu quando Alison percebeu que o universo do personagem estava crescendo. “Sempre trabalhei com desenhos para a internet, mas queria ter um material impresso. Foi um momento muito especial perceber que havia volume suficiente para um livro”, explicou.

VÍDEO
aRede.info
Alison Andrei, autor e ilustrador do livro, compartilha bastidores da criação e fala do evento no Sesc Estação Saudade, nesta sexta-feira (07), às 19h30. Ele... | Autor: aRede.info
  

Com um traço no estilo cartoon, o autor menciona influências como Jim Davis, criador do Garfield, e Bill Watterson, de Calvin e Haroldo. “Desde criança desenhava e sempre gostei desse estilo. Hoje, além das tirinhas, também dou cursos de desenho e trabalho com ilustração para fora do Brasil”, disse.

Alison mora em Ponta Grossa há oito anos e celebra a possibilidade de contribuir para o cenário cultural local. O livro ‘Alfredo’ não tem restrição de idade e pode ser apreciado por todas as gerações. “É um humor limpo e acessível, sem temas políticos ou religiosos. O objetivo é divertir desde as crianças até os avós”, explicou o autor.

Outro diferencial do projeto é a acessibilidade, com um audiobook trazendo vozes para os personagens. “A ideia surgiu em reuniões de produção e achei fantástico poder dar essa nova dimensão ao material. Foi tão positivo que quero incluir acessibilidade em todos os meus trabalhos”, garantiu Alison.

Além dos quadrinhos, o autor também tem uma longa trajetória na palhaçaria, algo que influenciou sua criação. “O palhaço é um estado de brincadeira, e as tirinhas de humor exigem esse mesmo espírito. Então, tudo o que aprendi com a palhaçaria me ajudou a compor esse universo”, disse.

O evento de lançamento contará com a presença de Alison, que fará demonstrações ao vivo de suas ilustrações, além de sessão de autógrafos. Ele faz o convite para os seguidores do Portal aRede prestigiarem o lançamento.

O projeto de tirinhas ‘Alfredo’ é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), da Prefeitura de Ponta Grossa - Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. Também, contou com o apoio da produtora Estratégia, sob a coordenação de Eduardo Godoy, e patrocínios do Colégio SEPAM, Agrocete e Ponta Grossa Ambiental.

PRÓXIMO EPISÓDIO - Iremos falar sobre a adaptação escolar das crianças e dos pais no início ano letivo, com a Katia Gisele Costa, Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Sepam. Confira!

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE